Nos dias atuais, o setor de locação de automóveis contribui para a manutenção e geração de 174 mil empregos diretos e indiretos no Estado de São Paulo e atende um número maior do que 13 milhões de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas. O segmento recolhe anualmente mais de R$ 3 bilhões em impostos e, com mais de 3.600 locadoras e uma frota de cerca de 600 mil carros, movimenta mais de 10 bilhões anuais.
Boa parte do mérito para tanta pujança se deve à organização setorial da atividade. Foi no dia 30 de julho de 1991 que empresários do setor de locação de automóveis se reuniram em Assembleia Geral para definir a fundação, a base territorial e o estatuto do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo, o SINDLOC-SP.
Desde então, o SINDLOC-SP vem representando as locadoras de automóveis nas esferas legal, trabalhista e tributária, celebrando acordos nas convenções coletivas, atuando junto aos poderes constituídos em âmbito Municipal, Estadual e Federal, sempre objetivando eliminar quaisquer entraves que possam prejudicar a atividade. Oferece cursos e treinamentos, palestras e realiza eventos que propiciam a interação entre os empresários e destes com os principais fornecedores da atividade, visando manter a categoria unida, informada, atualizada e em constante crescimento sustentável.
E as conquistas do SINDLOC-SP foram se sucedendo. O sindicato obteve o Código de Entidade Sindical e filiou-se à Federação do Comércio do Estado de São Paulo em 1993. Dois anos depois, já lançava o Informe SINDLOC-SP, publicação que evoluiu para a Revista do SINDLOC-SP e até hoje é distribuída gratuitamente e com sucesso às empresas locadoras, aos dirigentes da indústria automobilística e da cadeia produtiva do turismo, aos executivos financeiros e jornalistas especializados.
Em 2011, o SINDLOC-SP comemorou seus primeiros 20 anos de atividade ininterrupta com um evento no Palácio das Indústrias, edifício histórico localizado no centro da cidade, que já abrigou a sede da Assembleia Legislativa, e a própria Prefeitura de São Paulo. Neste evento foram reunidas as diferentes gerações de empresários que hoje compõem o setor, juntamente com dirigentes das principais montadoras, das instituições financeiras, da cadeia produtiva do turismo e dos parceiros e fornecedores relacionados à indústria do aluguel de automóveis no Estado, e demais públicos provedores da atividade.
Inicialmente localizada na Praça Roosevelt, a sede do Sindicato foi transferida para a Avenida Doutor Cardoso de Melo, na Vila Olímpia, cerca de dois anos após sua fundação. Em 1999, O SINDLOC-SP mudou-se para a Rua Estela, no bairro da Vila Mariana e, em 2009 adquiriu sua sede própria na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital. No ano de 2023, mudou seu escritório para a Vila Olímpia, na Rua Gomes de Carvalho.
Ao longo deste tempo, o SINDLOC-SP consolidou seu compromisso com a ética e o respeito, ampliando os conceitos de qualidade e profissionalismo entre as empresas locadoras, parceiros, o mercado e a sociedade.
Assim, em seus mais de 33 anos de existência, o SINDLOC-SP vem se caracterizando pela imagem das “mangas arregaçadas”, trabalhando e redobrando esforços sem abrir mão de suas convicções e crença em um futuro de prosperidade para as empresas do setor de locação de automóveis do Estado de São Paulo. Uma história de sucesso e cada vez mais atual.