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21

ANUÁRIO

SINDLOC

SP

20

ANUÁRIO

SINDLOC

SP

95

,

9

%

de ocupação

na frota

DEOPÇÃO

A ESTRATÉGIA

M

uito além de uma alternativa para reduzir

custos, a terceirização de frotas tornou-se

uma estratégia das empresas para aprimo-

rarem a operação e alocarem mais recursos e esfor-

ços para suas atividades-fim. Para as locadoras de

veículos paulistas, esse segmento rendeu um fatu-

ramento de R$ 4,75 bilhões no ano passado, 9,2%

superior ao de 2017. A representatividade na receita

total também aumentou – de 53,6% para 55,0%.

O número de usuários no mesmo período foi de

Fontes: base de associadas ao Sindloc-SP e Observatório de Veículos de Empresas (OVE)

terceirização de frota

3,32 milhões e registrou avanço de 20,0%, índice de-

terminante para ampliar a ocupação média da frota de

92,0% para 95,9%. E, no que depender dos indicadores

gerais do mercado, o setor tem um longo e promissor

caminho pela frente. Somente 11,0% dos veículos leves

utilizados por empresas são alugados. Em contrapar-

tida, 32,0% dos gestores de companhias brasileiras de

grande e médio porte projetam reforçar a frota corpo-

rativa até 2019 e 50,6% ressaltaram que pretendem

investir na terceirização.

n

FATURAMENTO DA TERCEIRIZAÇÃO e

share da modalidade de negócio

(EM R$ BILHÕES E %)

FATURAMENTO

3,98

SHARE

54,0

%

2016

FATURAMENTO

4,75

SHARE

55,0

%

2018

FATURAMENTO

4,35

SHARE

53,6

%

2017

ADESÃO CRESCENTE

Número de usuários de frotas

terceirizadas

(em milhões)

32,0

%

DOS GESTORES

DE EMPRESAS

PLANEJAM

REFORÇAR SUAS

FROTAS EM 2019

2,6

2,6

2,8

3,3

vantagens da locação

A

possibilidade de reduzir custos

desponta como um dos princi-

pais estímulos para que as

empresas abram mão de suas frotas

próprias e invistam na terceirização.

Entretanto, os benefícios não se limi-

tam à economia e posicionam essa

PREVISIBILIDADE E

GESTÃO PROFISSIONAL

Fontes: base de associadas ao Sindloc-SP e informações oficiais publicadas

PRODUTIVIDADE

EMPRESAS GANHAM TEMPO

PARA SE DEDICAR À SUA

ATIVIDADE-FIM

mão de obra

MENOR PREOCUPAÇÃO

COM A GESTÃO DE

FUNCIONÁRIOS, QUE FICA A

CARGO DA PRESTADORA DE

SERVIÇOS

ECONOMIA

O GERENCIAMENTO NA MÃO

DE ESPECIALISTAS PERMITE

QUE A EMPRESA SE

DESFAÇA DE ESTRUTURAS

OPERACIONAIS INTERNAS E

EVITA OCIOSIDADE DO

VEÍCULO

BUROCRACIA

A EMPRESA NÃO PRECISA

LIDAR COM PROCESSOS

REFERENTES À MANUTENÇÃO,

SEGURO E DOCUMENTAÇÃO

DA FROTA, ITENS QUE

ONERAM AINDA MAIS O

CUSTO TOTAL DO AUTOMÓVEL

modalidade como uma estratégia

para aprimorar processos operacio-

nais e a eficiência nos negócios.

Estima-se que cerca de 55,0%

dos veículos disponíveis nas locado-

ras paulistas são destinados à ter-

ceirização, o que corresponde a mais

de 289 mil unidades. Além de per-

mitir que os contratantes direcio-

nem mais tempo e recursos para

sua atividade-fim, a opção de contar

com carros mantidos por especialis-

tas assegura total previsibilidade e

manutenção sempre emdia.

n

VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO x FROTA PRÓPRIA

EXCELÊNCIA

CLIENTE PODE

ESCOLHER A FROTA

DISPONÍVEL COM BASE

NAS CARACTERÍSTICAS

MAIS ADEQUADAS AO

SEU PERFIL

REPOSIÇÃO

CARROS QUE

SOFREREM EVENTUAIS

AVARIAS PODEM

SER RAPIDAMENTE

SUBSTITUÍDOS POR

OUTRO MODELO

PLANEJAMENTO

CONTRATOS SÃO FIXADOS

POR PERÍODOS

DETERMINADOS E COM

NÚMERO ESPECÍFICO DE

VEÍCULOS, SEM GASTOS

IMPREVISTOS

CONTABILIDADE

O VALOR TOTAL DA

LOCAÇÃO DE FROTA,

POR REPRESENTAR

UMA DESPESA, PODE

ASSEGURAR REDUÇÃO NO

IMPOSTO DE RENDA