Previous Page  30-31 / 56 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 30-31 / 56 Next Page
Page Background

30

ANUÁRIO

SINDLOC

SP

boas promessas,

muitos desafios

I

mpulsionadas pelas políticas de

sustentabilidade das matrizes e

com orçamentos generosos, as

grandes montadoras intensificaram

a aposta no Brasil como plataforma

de expansão dos veículos elétricos. A

última edição do Salão Internacional

do Automóvel, aliás, funcionou como

uma vitrine para a apresentação de

alguns dos lançamentos da indústria

nesse segmento, como o Renault Zoe,

o iEV 40 (JACMotors) e o BYD e5. Esti-

ma-se que alguns carros cheguem ao

país no primeiro semestre deste ano.

Também estão desembarcando

no Brasil o utilitário BYD T3 (furgão),

o Kangoo 100% elétrico, da Renault,

o veículo urbano de carga BYD T7 e

o

truck

BYD T8. Aliás, a procura por

Fontes: ABVE, Anfavea, ANP, CPFL Energia e Renavam

esses modelos é crescente entre

multinacionais focadas em sustenta-

bilidade e que necessitam gerar cré-

ditos de carbono por determinação

de suas matrizes. Já no mercado B2C,

a pulverização só é esperada a partir

de 2022, e de forma gradual.

No momento, a comercialização

de elétricos ainda é pouco expressi-

va e está bem distante das 450 mil

unidades com essa tecnologia na

China. No Brasil, de acordo com re-

gistros do Renavam, foram empla-

cados 307 veículos 100% elétricos

até o fim de 2018. Também muito

tímida, a frota de híbridos atinge

9.751 veículos. O mercado espera

que o novo programa Rota 2030

ajude a mudar esse quadro.

n

Considerando que

cada litro da gasoli-

na custa em média

R$ 4,21, um carro com consumo

médio de 10 km/litro, ao percor-

rer 120 km, gasta R$ 50,50. Já

um modelo elétrico, com custo

médio de R$ 0,29 por kWh e ren-

dimento de 11 km/kWh, exigiria

apenas R$ 3,20 para percorrer o

mesmo trajeto. Outro estudo

mostrou que o gasto por quilô-

metro rodado de um carro a

combustão é de R$ 0,31, contra

R$ 0,11 do elétrico.

VANTAGENS

FINANCEIRAS

MUITOS PAÍSES

JÁ DEFINIRAM

METAS DE

ELIMINAR

VEICULOS A

COMBUSTÃO

NO MÉDIO PRAZO

FROTA DE ELÉTRICOS NO BRASIL

crescimento da

frota depende de

incentivos

do governo

ELÉTRICO PURO

307

HÍBRIDO PLUG-IN

260

HÍBRIDO

9.491

TOTAL

10.058

carros elétricos