Até então exclusividade dos
carros de luxo, recursos multimídia
chegam aos modelos de entrada
MODERNIDADEAO
ALCANCEDETODOS
A
tecnologia torna-se cada vez mais universal no seg-
mento automotivo. Avançados recursos como câme-
ra na traseira, central multimídia, sistema start&stop
e controle de tração, até então exclusividades encontradas
nos carros de luxo, passaram a ser incorporados aos mode-
los de entrada. Os lançamentos das montadoras já chegam
com essas novidades e em pouco tempo devem frequentar
os pontos de venda das locadoras.
A central multimídia, por exemplo, já está acoplada a ve-
ículos como o Fiat Argo, o Hyundai HB20, o Toyota Etios
e o Volkswagen Polo. E, no segundo semestre deste ano,
a versão 2019 do Ford Ka figurará com essa ferramenta.
A câmera na traseira, apesar de mais incomum, pode ser
encontrada em carros compactos como o Argo e o Polo. A
aquisição desse sistema é opcional no Fiat Argo, a partir
da versão Drive 1.0, estando inserida em um pacote que
inclui o kit multimídia com
a tela central onde as ima-
gens serão projetadas.
O Argo e o Uno, além do Renault
Sandero, contam com o dispositivo start&stop, programa
que possibilita desligar e religar sozinho o automóvel em se-
máforos, como forma de reduzir o consumo de combustível.
No caso dos modelos da Fiat, a ferramenta integra a lista de
itens de série a partir das versões commotor 1.3, e é ofere-
cida no Sandero desde a configuração Expression 1.6.
Em 2020, o controle eletrônico de estabilidade passa
a ser obrigatório no Brasil. O sistema é utilizado na roda
no instante em que ela está perdendo aderência em uma
curva, diminuindo o envio de potência do motor ou ati-
vando a aplicação de freios. O controle de tração, por sua
vez, é ideal para enfrentar curvas e arrancadas e tornou-
-se uma realidade no Volkswagen Up! TSI. As duas tec-
nologias estão combinadas no Fiat Argo, no Ford Fiesta
e no Honda Fit. Boas notícias para a indústria de aluguel
de veículos e promessa de upgrade na oferta disponível
para locação.
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