com o fim do motor a combustão, os
governos terão de compensar a per-
da de receita com impostos que inci-
dem sobre os combustíveis. Se, hoje,
o consumidor ganha bônus em torno
de US$ 8 mil na compra de um elétri-
co, poderá pagar amanhã uma conta
de energia mais cara.
MAS CADÊ A CONEXÃO?
A capital paulista concentra 3.577
postos de combustível, segundo a
Agência Nacional do Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis (ANP),
quantia 130 vezes superior aos 27
pontos de recarga de elétricos e hí-
bridos relacionados pela Associação
Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A melhoria dessa infraestrutura foi,
inclusive, alvo de um projeto enca-
minhado pela ABVE à Prefeitura de
São Paulo em março de 2018, que
consistia na criação de uma rede de
eletropostos financiada pela inicia-
tiva privada. A ideia ainda está em
análise. Outro desafio está na au-
sência de uma cadeia logística para
obter o lítio e metais raros para a
composição das baterias, ou a pró-
pria confecção das baterias nas pro-
ximidades da fábrica, o que encarece
o processo produtivo.
NÚMERO DE ESTAÇÕES DE RECARGA AINDA É 130 VEZES INFERIOR AO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEL
3,2 Mil
VEÍCULOS
FORAM EMPLACADOS NO BRASIL EM
2017, OQUE REPRESENTA0,15%DO TOTAL
450
MIL CARROS
COMERCIALIZADOS
NA CHINA EM 2017 SÃO ELÉTRICOS,
O QUE JÁ CORRESPONDE
A 1,5% DAS VENDAS NO PAÍS
PAPEL DAS LOCADORAS
Apesar do cenário ainda nebuloso,
Cioffi, da PwC, considera que o advento
da eletrificação é uma tendência irrever-
sível e projeta a indústria de aluguel de
veículos como um setor preponderante
para acelerar a chegada desses auto-
móveis ao Brasil. “Os elétricos, atrela-
dos a soluções de compartilhamento
propostas pelas locadoras, podem con-
tribuir substancialmente paraminimizar
ou dar fim às barreiras relacionadas à
subutilização e à baixa vida útil da frota”,
comenta. “E as locadoras, que vêm ga-
nhando relevância como canais de ven-
das para as montadoras, podem traba-
lhar para difundi-los e, com isso, teriam
função determinante para acelerar a
democratização do acesso”, crava.
l
Istock
GASTOS A CADA 120 KM
CARRO A COMBUSTÃO CARRO ELÉTRICO
CUSTO
R$ 2,60 POR LITRO
R$ 0,29 por kWh
RENDIMENTO
10 KM/L
11 km/kWh
GASTO TOTAL
R$ 31,20
R$ 3,20
* Fonte:
HybridCars.comMERCADO
REVISTA
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