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com o fim do motor a combustão, os

governos terão de compensar a per-

da de receita com impostos que inci-

dem sobre os combustíveis. Se, hoje,

o consumidor ganha bônus em torno

de US$ 8 mil na compra de um elétri-

co, poderá pagar amanhã uma conta

de energia mais cara.

MAS CADÊ A CONEXÃO?

A capital paulista concentra 3.577

postos de combustível, segundo a

Agência Nacional do Petróleo, Gás

Natural e Biocombustíveis (ANP),

quantia 130 vezes superior aos 27

pontos de recarga de elétricos e hí-

bridos relacionados pela Associação

Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A melhoria dessa infraestrutura foi,

inclusive, alvo de um projeto enca-

minhado pela ABVE à Prefeitura de

São Paulo em março de 2018, que

consistia na criação de uma rede de

eletropostos financiada pela inicia-

tiva privada. A ideia ainda está em

análise. Outro desafio está na au-

sência de uma cadeia logística para

obter o lítio e metais raros para a

composição das baterias, ou a pró-

pria confecção das baterias nas pro-

ximidades da fábrica, o que encarece

o processo produtivo.

NÚMERO DE ESTAÇÕES DE RECARGA AINDA É 130 VEZES INFERIOR AO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEL

3,2 Mil

VEÍCULOS

FORAM EMPLACADOS NO BRASIL EM

2017, OQUE REPRESENTA0,15%DO TOTAL

450

MIL CARROS

COMERCIALIZADOS

NA CHINA EM 2017 SÃO ELÉTRICOS,

O QUE JÁ CORRESPONDE

A 1,5% DAS VENDAS NO PAÍS

PAPEL DAS LOCADORAS

Apesar do cenário ainda nebuloso,

Cioffi, da PwC, considera que o advento

da eletrificação é uma tendência irrever-

sível e projeta a indústria de aluguel de

veículos como um setor preponderante

para acelerar a chegada desses auto-

móveis ao Brasil. “Os elétricos, atrela-

dos a soluções de compartilhamento

propostas pelas locadoras, podem con-

tribuir substancialmente paraminimizar

ou dar fim às barreiras relacionadas à

subutilização e à baixa vida útil da frota”,

comenta. “E as locadoras, que vêm ga-

nhando relevância como canais de ven-

das para as montadoras, podem traba-

lhar para difundi-los e, com isso, teriam

função determinante para acelerar a

democratização do acesso”, crava.

l

Istock

GASTOS A CADA 120 KM

CARRO A COMBUSTÃO CARRO ELÉTRICO

CUSTO

R$ 2,60 POR LITRO

R$ 0,29 por kWh

RENDIMENTO

10 KM/L

11 km/kWh

GASTO TOTAL

R$ 31,20

R$ 3,20

* Fonte:

HybridCars.com

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