MERCADO
A
realidade é inevitável e ficou ainda mais escancara-
da após as implicações da greve dos caminhoneiros.
Os veículos elétricos conquistam espaço, inclusive no
Brasil, mas encontram no país uma série de obstáculos que
comprometem sua evolução em curto e médio prazo.
Segundo a Anfavea, a venda de veículos dessa moda-
lidade chegou a 3.296 no ano passado, o triplo do que foi
emplacado em 2016. No entanto, os números representam
apenas 0,15% do comércio total de automóveis e estão bem
distantes dos 450 mil unidades dotadas dessa tecnologia
na China. O mercado espera que a aprovação do programa
governamental Rota 2030 estimule a indústria automobi-
lística e viabilize a produção nacional.
Por enquanto, o preço desses modelos no Brasil é cerca
de cinco vezes superior ao de um veículo a gasolina comum.
O 100% elétrico BMW i3, por exemplo, custa em torno de
Movimentos rumo ao carro elétrico ganham força no mundo, mas o Brasil
está pronto para se conectar a essa tendência?
SOBRAENERGIA,
FALTATOMADA
Istock
REVISTA
SINDLOC
10




