PINGUE-PONGUE
ESTAMOS PRONTOS PARA
ABRAÇAR A INOVAÇÃO?
QUEM:
Paulo Cardamone
DETALHE:
Chief Strategy Officer da Bright Consulting. É graduado em estatística
pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, e possui MBA em
administração industrial pela Universidade de São Paulo - USP. É membro do
Comitê Estratégico Automotivo da Amcham, em Campinas (SP), da Society of
Automotive Engineers (SAE) e do conselho consultivo do ICarros (Itaú-Unibanco).
No momento foca sua atuação em inteligência competitiva relacionada à
revolução tecnológica do automóvel e aos impactos dos serviços de mobilidade
sob demanda no futuro do setor.
H
á 38 anos, Paulo Cardamone, CSO da Bright Consulting, vi-
vencia o dia a dia das montadoras e fornecedores no setor.
Responsável por projetos relacionados a cenários de futu-
ro e pela análise, em diferentes contextos, das profundas trans-
formações por que passa a indústria automobilística, o executivo
atua desde dezembro de 2017 no suporte ao Ministério da Indús-
tria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) na elaboração final do
programa Rota 2030. Desde 2010 auxilia o governo brasileiro no
desenvolvimento de recomendações para a melhoria da compe-
titividade do setor automotivo, incluindo a legislação de eficiência
energética para veículos leves.
COMO ESTÁ O ANDAMENTO DO ROTA 2030, QUE VISA
A REGULARIZAR A NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL PARA
O SETOR AUTOMOTIVO?
O governo deve editar, em breve, a medida provisória que es-
tabelecerá alguns parâmetros mínimos do que será o decreto.
A partir daí, o governo e a indústria terão um prazo de 60 a 90
dias para finalizar as negociações dos pontos críticos, no que se
refere à pesquisa, ao desenvolvimento e ao aprimoramento da
legislação de eficiência energética. Provavelmente teremos uma
nova busca por uma legislação de segurança, além de detalhes
sobre a distribuição de incentivos que porventura aconteçam.
Isso tem sido o maior empecilho para o fechamento da medida
entre montadoras e empresa de autopeças, fato que não acon-
teceu na implantação do Inovar Auto.
REVISTA
SINDLOC
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