14
REVISTA
SINDLOC
SP
15
REVISTA
SINDLOC
SP
SINALABERTO
PARAA CONFIANÇA
Acenos do poder
público para mudanças
e aquecimento da
demanda retomam
clima de otimismo no
setor de locação
A
maturidade para conviver
com crises foi, seguramente,
um dos maiores atributos de-
monstrados pela indústria de alu-
guel de veículos no decorrer dos úl-
timos anos. Mas, para 2019, o setor
espera abandonar de vez esse ró-
tulo e fazer da incerteza uma mera
lembrança. A sinalização de mudan-
ças por parte dos governos eleitos
e o surgimento de uma demanda
que estava reprimida retomaram
o clima de confiança, com direito a
promessa de novos investimentos.
Mesmo sob diferentes realidades,
empresários e executivos ouvidos
pela
Revista Sindloc-SP
foram unâ-
nimes na sensação de otimismo.
Bigstock
A empresa passou a ter uma
atuação mais enxuta após vender
parte das operações para a então
Locamerica, no fim de 2016. Porém,
ganhou solidez ao concentrar seus
negócios em dois nichos – a gestão de frotas, impulsionada especial-
mente por clientes do setor cervejeiro e farmacêutico, e o rent a car,
fortalecido pela loja no Aeroporto Internacional de Viracopos, onde é
a única locadora regional. O volume de 80 veículos saltou para 1.000
em apenas dois anos e a receita cresceu 55% em 2018. “Para 2019,
nós esperamos crescer até 50% e ampliar a frota em 10%”, projeta
Schincariol. O executivo acredita no incentivo à mobilidade para re-
ter clientes, por meio da parceria com o aplicativo Turbi, e já está de
olho na extensão desse serviço para o segmento de bicicletas. Outra
aposta é a automatização dos processos de reservas, recurso lança-
do no segundo semestre que dispensa a necessidade de check-list.
Claudio Schincariol
diretor da Maggi Rent a Car
Com praticamente 100% da
operação destinada a órgãos vin-
culados ao governo de São Paulo,
Muzetti acredita em uma estag-
nação dos negócios nos primeiros
60 dias de 2019, por causa dos
compromissos iniciais da gestão com a redução dos gastos. “Mas
nada que lembre o cenário de total imprevisibilidade dos últimos
dois anos. Após esse período, os contratos de licitação tendem a
ser reabertos, tanto que ampliaremos a frota para cerca de 130 a
140 automóveis”, comenta. No entanto, o empresário ambiciona
estender a atuação para prefeituras do estado, com foco na ter-
ceirização de veículos com motorista.
Jerônimo Luiz Muzetti
diretor da Panorama
Veículos
As dificuldades de 2017 e as
incertezas de 2018 deram lugar à
plena confiança depois da defini-
ção eleitoral. “Entre novembro e
dezembro, registramos um con-
siderável aumento na procura de
empresas e multinacionais por cotações para terceirizar frota”, revela
Souza, cuja atuação está focada na região metropolitana e no Vale do
Paraíba. Companhias de TI e engenharia, diante da perspectiva da re-
tomada de licitações para obras de infraestrutura pública, estão entre
os potenciais clientes. O segmento de autopeças também promete
aquecer os negócios. “Temos ummodelo diferenciado e atraente para
as empresas, pelo qual o carro passa a ser do cliente após o fim do
contrato, uma espécie de leasing operacional”, destaca. A demanda
em alta viabiliza o plano de chegar a 140 veículos até o fim de 2019.
“Integramos uma indústria que totaliza 40% do faturamento das
montadoras em São Paulo e arrecada R$ 8,7 bilhões em impostos.
Estamos mostrando nossas fortalezas”, acredita.
José Mario de Souza
diretor da JM & Marina
Locado
ra
O faturamento do terceiro tri-
mestre, 9% superior ao do mesmo
período de 2017 e 18% acima do
resultado do trimestre anterior,
consolidou a expectativa promis-
sora da Maestro para 2019, quan-
do prevê incrementar a receita em
35%. “Temos na diversificação um
de nossos vetores, exemplificada
principalmente pela locação de ca-
minhões, que já representa 10% do
faturamento. É uma categoria com
mais espaço para crescer e que
favorece contratos de longo prazo
– de quatro a cinco anos, em razão
da maior durabilidade desses mo-
dais”, pontua Lewkowicz. Com a
aquisição da Locacity, concretizada
no fim do ano passado, a projeção
é reforçar as operações de aluguel
para pessoas físicas. “Queremos
unir nosso
know-how
na terceiriza-
ção e o
expertise
da Locacity para
difundir essa modalidade entre o
público corporativo”, complementa.
Novos horizontes também podem
ser abertos com o investimento
em carros elétricos para a alta ge-
rência das empresas.
Fabio Lewkowicz
CEO da Maestro Frotas




